Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

DIY: de jeans a uma saia!

Numa das minhas muitas noites de insónia, tive a fantástica ideia de transformar uns jeans numa saia, já que procuro por uma há séculos mas ainda não tinha encontrado algo que me satisfizesse a 100%. Levantei-me ainda de madrugada e fui pesquisar ao sítio onde se encontra tudo, ou seja, o youtube (podem ver o vídeo que me inspirou aqui). Foi através deste que aprendi a por lentes de contacto (riam à vontade!) e, na minha cabeça, tinha de haver um vídeo a explicar como fazer uma saia a partir de umas simples calças de ganga. Tenho uns quantos pares de jeans empilhados que já não uso por ter emagrecido, escolhi aquele que estava em pior estado (não fosse a coisa correr mal!) e coloquei mãos à obra (estas das fotos são da Sacoor e não foram as que utilizei, usei-as apenas para explicar o processo). Deixo-vos então com os passos para fazerem a vossa própria saia:
Meçam a partir da cintura a altura que pretendem. Como não queria algo muito curto medi 40cm que, posteriormente passaram a 37, quando procedi ao acerto da bainha. Marquem com uma caneta ou giz para saberem por onde devem cortar.

Dobrem as pernas das calças pela medida escolhida e cortem sem medos (nesta altura eu tremia e pensava "What have I done?"). 

Nesta fase, ficam basicamente com uns calções!

Em seguida, cortem, na totalidade, a costura que fica entre as pernas (de um lado ao outro), até ficarem com a peça aberta, já com um aspeto de "saia". Cortem ainda aquele bocadinho de costura (de baixo para cima) que vai até ao início do zipper. Virem a peça, e cortem na parte de trás a costura vertical até atingirem o início da cintura (aquela zona onde se colocam os cintos). Posicionem a parte esquerda sobre a direita e coloquem alfinetes para prender; na parte da frente, fazem o contrário, ou seja, colocam a parte direita sobre a esquerda e prendam com alfinetes. Nesta fase, ficam com a bainha traseira maior por isso é altura de agarrar na tesoura e alinhar as duas partes!

Depois, só têm de coser à máquina (a menos que tenham muita habilidade manual, o que não é o meu caso!)  pelas zonas onde colocaram os alfinetes, tanto atrás como à frente. Nesta imagem podem ver a parte da frente da saia e, em baixo, a parte de trás.


O resultado final foi este! Eu optei por não fazer bainha porque queria esta aspeto mais edgy! Se o quiserem fazer não se esqueçam que têm de acrescentar uns centímetros ao comprimento final que pretendem para depois terem margem para fazer a bainha. Espero que tenham gostado e que este post vos sirva de inspiração para transformar peças antigas em coisas novas, giras e modernas! Beijinhos :)

2 comentários:

  1. Ficou genial, babe e vestida, hoje, estava um espanto - que é para dar contigo!!!;)


    ps - o cão???!!! ;)

    ResponderEliminar
  2. Por acaso ficou muito fixe! Podia ter corrido mal mas acertou! :) Thx babe! Beijinhos

    ResponderEliminar